segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O CULTO EM QUE JESUS ABRIU O LIVRO - Lc 4.17 ( Relembrando)


JESUS ABRIU O LIVRO. Que belo exemplo!

Assim como ele fez, quem ensina a palavra deve fazer o mesmo!
É um desastre o ensinador ou o pregador que não tem intimidade com o livro - Bíblia - e durante a semana tem o costume de abrir de tudo (jornal, revista, Internet) menos a Bíblia.


PREGADOR QUE SE PREZA, é bem verdade, que pode buscar informações em diversos meios, porém, nunca vai deixar de abrir o livro, aleluia!
Quem prega a palavra, não pode se esquecer que o povo quer ouvir uma mensagem da parte de Deus e não historinhas. Infelizmente estamos vivendo numa época de muitos contadores de histórias, mas poucos pregadores da palavra. Fico pensando, que tipo de mensagem um pregador, um pastor, um ensinador de escola dominical, terá para dar a sua igreja, sua classe, se ele não abriu o livro. Com certeza não terá nenhuma mensagem. Esses, são aqueles ditos mensageiros sem mensagens, que por agirem assim, acabam por desrespeitar seus ouvintes.
Pregador que não tem o costume de abrir o livro, só tem a perder. Não tenho dúvida que a nossa intimidade com o livro interfere diretamente no resultado do trabalho que estamos realizando, seja no aspecto positivo ou negativo. Quantas igrejas hoje estão ficando vazias por falta de alimento, o mesmo acontece com muitas classes de escola dominical. E a explicação para tudo isto é uma só, pastores e professores que não tem o costume de abrir o livro. Não tem como manter uma igreja, uma classe de escola dominical cheia se a pessoa que esta a frente não tiver o costume de abrir o livro.
Queridos pregadores, ensinadores da palavra de Deus, não podemos nos esquecer, que até aquilo que dizem a nosso respeito esta diretamente ligado a intimidade que temos com o livro, pois dificilmente um pregador que não abre o livro ouvirá alguém dizer a seu respeito coisas boas, como: esse homem tem uma palavra de Deus. É isso ai, como alguém que não abre o livro pode ter uma palavra de Deus? Assim sendo, nunca se esqueça de abrir o livro. Lembre-se que o livro é a ferramenta de trabalho e não pode ficar fechado. Jesus deixou o exemplo!

Deus abençoe
Pr. Cassio Castelo

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lembrete para ensinadores - A bíblia deve ser primeiro observada para depois ser interpretada


OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO


A bíblia precisa ser observada para depois ser interpretada
Observação significa Exploração
Interpretação (determina o sentido); explicação.
A interpretação deve apoiar-se primeiramente na observação e, depois, conduzirá aplicação.
Jesus disse aos líderes judeus de sua época “examinais as escrituras...”João 5.39, mas logo acrescentou que todo aquele estudo era inútil porque eles se recusavam chegar a Ele para terem vida (vers. 40 )

Devemos tomar cuidado com a interpretação da bíblia, pois nossos ensinamentos poderá influenciar uma pessoa (individualmente), ou uma igreja I Co 11.3-15


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O servo não é Senhor !!!

Queridos leitores,
Segue abaixo uma rápida reflexão sobre esse importante tema –o servo não é Senhor- que infelizmente tem caído no esquecimento por parte de alguns ensinadores, principalmente por aqueles que se simpatizam pelos ensinamentos da teologia da prosperidade.
Que este assunto sirva para todos que por aqui passam como advertência para jamais nos esquecermos daquilo que realmente somos (SERVOS).

Texto: Mt 10.24

Corrigida - 24 Não é o discípulo mais do que o mestre, nem é o servo mais do que o seu Senhor
Atualizada- discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu Senhor.
Linguagem de hoje - Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão.

Significado da palavra servo (aquele que presta serviço, criado, servente)

Servo é uma das maneiras de Deus chamar o homem - Jo1.8
Disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó?

Quando pensamos no povo de Deus (coletivo)
Vamos encontrar Deus utilizando essa mesma nomenclatura para o seu povo chamando-os de servos (Is 43.10; Dt 10.12)
Is 43.10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Servo é para servir
Dt 10.12 - Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?

E deve servir a Deus:
1) com temor
– sal-2.11 - Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos com tremor.
Servi com temor – sentimento de respeito, reverencia
Hb 12.28 - Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; 29porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

2) Com alegria – Sl 2.11b - Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos com tremor.
Sl 100. 2 - Servi ao senhor com alegria e apresentai -vos a ele com cânticos.

3)Com boa vontade – o servo é aquele que serve com boa vontade e não obrigado
Ef 6 - 5Vós, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, 6não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; 7servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens, 8sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.

São esses tipos de servos que Deus precisa ( que servi de boa vontade ou que tem boa vontade para servir), como:
Isaías- 8Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
Pedro e André Mc 1.16 (desprendido deixaram tudo)- 16E, andando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. 18E, deixando logo as suas redes, o seguiram. 19E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, 20e logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados, foram após ele.
sogra de Pedro- Luc 4.39- Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe por ela. 39E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou.
E ela, levantando-se logo, servia-os.


O servo não pode ceder à tentação e querer ser Senhor, perdendo assim a humildade.
Verificamos que a teologia da prosperidade e o diabo têm influenciado muitos servos de Deus a ponto de alguns se esquecerem que são servos.
Infelizmente o ensino da teologia da prosperidade tem invertido os papéis, fazendo do servo (Senhor) e o Senhor (servo).
Alguns decretam, outros reivindicam e determinam (isso tem se tornado como febre em nossos dias).

Fico impressionado como o homem tem facilidade de se elevar, de se deixar enganar pelo seu coração. A bíblia diz que o coração do homem e enganoso (...)
Jeremias 17.9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Lembram da família de Zebedeu – Mt 20.20 - Então, se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o e fazendo-lhe um pedido. 21E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu Reino.
Algumas pessoas se deixam elevar pelo seu coração e acabam se esquecendo da sua posição de servo e procuram posição de destaque.

O perigo dos aplausos e elogios
Sem duvida! O que alimenta esse desejo no coração do homem de querer uma posição de destaque são os aplausos e os elogios.
É só elogiar o camarada, que ele já pensa que é alguma coisa (uma estrela)
Então começam as mudanças:
• Muda a maneira de se vestir
• De se portar
• Alguns têm mudado o penteado e até a cor dos olhos. Que coisa!!!

Quantos endurecem o pescoço,não olham nem para o lado. Só param diante de alguém que é maior do que ele. Porque os menores ele passa por cima sem misericórdia.
Meu Deus!!! O homem tem essa facilidade de elevar-se querer ser Senhor e esquecer-se que é servo.
Graças a Deus que o Espírito Santo nos lembra que somos servos, principalmente quando Deus nos esta abençoando e as pessoas começam a nos reconhecer, cumprimentar, falar nosso nome. E quando começamos a pensar que somos importantes o Espírito Santo nos lembra: Você é servo Jesus é o Senhor. Gloria Deus!

Particularmente acho que as pessoas que alimentam esse sentimento contrario daquele que o servo deve ter, não fazem algumas coisas que um verdadeiro servo de Deus tem que fazer diariamente. Quais seriam essas coisas:

PRIMEIRO – ORAR
Sinceramente, acho que quem alimenta esse sentimento de ser Senhor não ora
Pode até fazer discurso – para ser visto – como faziam os fariseus. Ficavam nas esquinas, levantavam as mãos, batiam no peito, mas para serem vistos pelos homens.
Agora, a oração secreta. Não acredito que o vaidoso faça.Aquela que entramos no quarto fechamos a porta e nos prostramos diante de Deus sem ninguém ver. Esse tipo de oração só quem é servo faz.
A verdadeira oração – leva a pessoa a se despir de toda e qualquer vaidade. N os faz entender que existe um Senhor de todas as coisas e que devemos estar aos seus pés.
A verdadeira oração – leva o homem a reconhecer que é servo e limitado.

Segundo – quem alimenta esse sentimento de grandeza- Por certo não deve ler a bíblia diariamente
Pode até pregar - Talvez seja o que mais o vaidoso goste de fazer, pregar- para ser visto.
Púlpito para essas pessoas é uma vitrine, um palco

Amados, quem lê a bíblia diariamente não consegue alimentar um sentimento de grandeza
Primeiro – porque foi esse o sentimento que derrubou o querubim ungido ( Is 14.12-15)
Segundo – levou nabucodonozor – a comer com os animais e se portar como tal (Dn 4.30)
Terceiro- fez Herodes ser comido de bichos (At 12.21-23)

Quem lê a bíblia não tem como alimentar um sentimento de grandeza. A não ser que desconsidere alguns trechos e alguns ensinamentos de Cristo. Tais como:
João 13 12 - Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 13Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. 14Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. 17Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Mc 10 - 42Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; 43mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. 44E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. 45Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Jesus censura os escribas e fariseus Mat 23 1-12 - Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos, 2dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus. 3Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam. 4Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los. 5E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, 6e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 7e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: – Rabi, Rabi. 8Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. 9E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. 10Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. 11Porém o maior dentre vós será vosso servo. 12E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Quando vamos para as epístolas
Encontramos Tiago dizendo : Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo( Tg 1.1)
Pedro dizendo :Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo ( 2 Pe 2.1)
Paulo dizendo: Paulo, servo de Jesus Cristo (Rm 1.1)

A bíblia nos faz entender que somos servos, não da para ser Senhor...
Gloria a Deus!

Cássio Castelo

Translate

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico

Amigos que visitam esse blog

Leitores agora

EMAD

Bíblia Online

Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]

Postagens populares