quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DOUTRINAS SÃO UNIVERSAIS E IMUTÁVEIS. E os usos e costumes?


Muitos confundem as doutrinas bíblicas com costumes e praticas tradicionais, ou vice e versa.
Doutrinas -ensino ou instrução- são as verdades fundamentais da bíblia dispostas em forma sistemática como regra de fé e pratica de vida. Elas ajudam no desenvolvimento de uma vida cristã, proporcinando segurança para quem não quer ser levado pelo erro, pois o homem na sua cegueira espiritual formou conceitos errôneos acerca de Deus, e isto é resultado da falta de conhecimento doutrinário.
A vontade de Deus para o homem é que ele conheça e prossiga em conhecer ao Senhor (Os 6.3), examinando as escrituras e sabendo maneja-la, pois elas podem nos fazer sábios para salvação pela fé que há em Cristo Jesus (2 Tm 3.15).
Muitos confundem doutrinas bíblicas com costumes, e práticas tradicionais. A bíblia nos orienta a termos bons costumes ( 1 Co 10.31; 6.20; Tt 2.10). Agora, a doutrina é a nossa regra de fé e pratica de vida derivado das sagradas escrituras. Elas são: Santas, Divinas, Universais e Imutáveis.
Santas - porque vem de Deus, quem as escreveu foram homens inspirados pelo Espírito Santo.
Divinas - porque são de Deus
Universais - porque são validas para todo mundo
Imutáveis -porque nunca mudam.
Existem varias doutrinas na bíblia: Deus(Teologia), Cristo(Cristologia), Salvação(Soteriologia), Espírito Santo (Pneumatologia), Homem (Antropologia), Pecado (Hamartiologia), Igreja(Eclesiologia), Anjos (Angelologia), Das Últimas Coisas (escatologia), etc. Agora, quanto aos costumes, eles são sociais, humanos, regionais e temporais, ocorrem na esfera humana conforme as etnias de cada povo.
Depois continuaremos esta reflexão.

Deus Abençoe!
Pr. Cassio Castelo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AS DORES AUMENTAM...E OS DESPERCEBIDOS FAZEM FESTA

OBS: Este artigo foi redigido pelo irmão Antonio Adson, que me enviou por e-mail após sentir, da parte de Deus, o desejo de publicá-lo no meu blog.

Com carinho abro um espaço neste blog para esta reflexão do nosso querido irmão Antonio Adson.

ANTONIO ADSON RODRIGUES, 24 anos, casado, superintendente da EBD, diácono, formado no curso médio de teologia pela EETAD e pertencente à Assembleia de Deus - CADESGO, filiada a CGADB.

Ai vai o artigo

Ao refletirmos em textos como Rm 8:22,23 e JO 16:20,21, percebemos que a igreja juntamente com a criação,vivem em expectativa de redenção e expressam esta expectativa com gemidos que sobem a presença de DEUS, e não temos dúvida nenhuma que tais gemidos será ouvido,pois temos um ajudador(Rm 8:26). Por outro lado,vemos que há no mundo uma classe de homens cujo coração esta com suas raízes aprofundadas neste mundo, são como o apóstolo Paulo já havia descrevido em 2Tm3:2-4, não se importam em se constituírem inimigos de DEUS por serem amigos do mundo(Tg 4:4)verdadeiramente nossos dias são semelhantes aos dias de NOÉ, o coração dos homens está cheio de glutonarias,não existe nem mesmo uma fagulha de temor a DEUS,falar em temer a DEUS é comprar briga com a maioria dos homens,estes se espalham por toda parte,até no meio dos santos(Jd VERS 12)porém logo os identificamos,pois a apostasia é o cardápio principal deste,sorrindo abandonam a fé conscientemente,mas a qualquer momento os despercebidos serão decepcionados,sua alegria se tornará em pranto (1Ts 5:3;Ap 6:16;2Ts 1:9;Hb 10:29)mais os que estão apercebidos, vigilantes,gemendo, possuindo a alma na paciência(Lc 21:19)a exemplo do bom lavrador(Tg 5:7) e semelhante ao soldado disciplina suas vidas é glorioso dizer que nossa redenção está próxima, portanto ,com sobriedade e vigilância continuamos a dizer:
MARANATA,ORA VEM SENHOR JESUS!

Antonio Adson Rodrigues

Translate

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico

Amigos que visitam esse blog

Leitores agora

EMAD

Bíblia Online

Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]

Postagens populares