quarta-feira, 13 de maio de 2009

O amigo da GRAÇA

2 Pedro 3.17e18
Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; 18antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!



Queridos leitores, desta vez gostaria de fazer uma rápida reflexão sobre um amigo de muito de valor. Um amigo que sempre recorremos a ele, principalmente nos momentos mais difíceis - na escola, palestra, pregação, púlpito – e em situações de tensão. Esse amigo chama-se conhecimento.
Hoje, graças a Deus, no meio evangélico, podemos considerar o conhecimento um amigo. Somente sinto que essa amizade demorou para se consolidar. E se demorou, não foi por culpa do conhecimento, mas por resistência nossa, por desprezo nosso. Por achar que ele era mal, perigoso e prejudicial. Demorou para entendermos que ele – o conhecimento - o inimigo da espiritualidade poderia nos ajudar a sermos espirituais. Demorou para entendermos que é a falta de conhecimento que nos induz a errar e a reproduzir o erro. Demorou para entendermos que a letra que o apóstolo São Paulo fala que mata, não é o estudo, mas a lei mosaica. Por falta do conhecimento, demorou para entendermos que a expressão o cair é do homem e o levantar é de Deus, que muitas pessoas dizem que a Bíblia diz, a Bíblia não diz. E que a tristeza que diante dele salta de prazer, que muitos dizem ser Jesus é o leviatã. Por isto, queridos leitores, admiro esse amigo, pois é ele quem nos ajuda a errar menos.
O conhecimento só se adquire através do estudo, da pesquisa. É bem verdade, que pesquisamos para conhecer o que ainda não conhecemos e nunca chegaremos a conhecer tudo, principalmente quando se trata das coisas de Deus, visto serem elas profundas como um oceano e quanto mais mergulhamos, percebemos quão profundas são. Mas não podemos desanimar diante desta profundidade. Devemos sim, mergulhar, nos proteger e nos libertarmos de todo engano. É ele - conhecimento – que nos proporciona uma libertação e nos faz enxergar as coisas com clareza. Quem mergulha neste oceano não consegue conceber a idéia de que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, aliás, quem pode afirmar que o Brasil foi descoberto. Ora, na vida secular, o conhecimento nos proporciona esta libertação de amarras que nos colocaram durante muito tempo. Na vida espiritual não é diferente, precisamos conhecer, para nos livrarmos de todas as amarras de satanás. Amarras essas que tem penetrado nas igrejas através de coisas falsas, como falsos mestres, falsos ensinos , falsa teologia. Uma verdadeira caixa de pandora. Que se aproxima de nós com uma beleza aparente, mas na essência traz toda sorte de mal.
Queridos leitores, devemos estar vacinados contra todas essas falsidades da nova era e nos proteger destes falsos ensinadores que estão em todos os lugares, na mídia, nos rádios, nas ruas, nas praças e muitos até mesmo nos templos. Devemos usar o conhecimento da verdadeira palavra que serve como arma para atacar e ao mesmo tempo para nos defender contra as astúcias do maligno. Nunca se esqueça, que é o conhecimento dela – a Palavra - que nos proporciona proteção contra todo engano e contra tudo aquilo que é falso. Pois bem, isto posto, concluímos que não podemos deixar este amigo – o conhecimento – de lado. Antes, devemos andar sempre com ele. Vai um conselho, não deixe esse amigo, ande com a graça, mas não esqueça de levar sempre com a graça o tal amigo chamado CONHECIMENTO

Deus abençoe
Pr. Cassio Castelo

quarta-feira, 6 de maio de 2009

OS DOIS REINOS - ESTUDO BÍBLICO

REINO DE DEUS X REINO DAS TREVAS

Queridos leitores, segue abaixo uma rápida reflexão sobre os dois reinos - de Deus e das trevas. Espero através deste estudo contribuir de alguma maneira para o crescimento do conhecimento dos queridos leitores. O conhecimento é cumulativo e a Bíblia nos incentiva a crescer na graça e no conhecimento (2 Ped 3.18).

IGREJA X MUNDO

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Ef 6.12).

Existem dois reinos: “do Bem e do Mal”.
A Bíblia fala sobre: Deus - Satanás
Jesus Cristo - Anticristo
Espírito Santo - Falso Profeta
Anjos - Demônios

Os dois reinos possuem algumas igualdades e diferenças.
Igualdades:

Anjos trabalhando
São organizados (Mt 12.25-26);
Ambos possuem filhos
Ambos possuem profetas
Ambos fazem milagres

Diferenças:
Reino de Deus trabalha para dar a vida, salvar, libertar e dar paz (Rm 14.17);
Reino de Satanás trabalha para matar, roubar e destruir (Jo 10.10).
Reino de Deus quer ver o homem em pé.
Reino de Satanás quer ver o homem caído, sem paz e sem esperança.

O Reino das trevas trabalha com a conta de subtração (ele só tira).
O Reino de Deus trabalha com a soma (devolve tudo o que Satanás tirou).

Operação demoníaca no mundo
Mundo - expressão que se refere ao vasto sistema de vida desta era.

Hoje o mundo conta com cerca de 6 bilhões de habitantes, esta tão grande massa é composta de crianças, adolescentes, jovens e idosos. Diversas notícias alarmantes são divulgadas diariamente envolvendo drogas, prostituição, abortos, doenças, sequestro, homicídios, assaltos, guerras e etc...
Na verdade sabemos que por traz de tudo isto tem uma ação maligna operando para que o mundo caminhe de forma tão imoral e pecaminosa.
As pessoas das mais diversas idades tem sido escravizadas por este sistema de vida imoral e o resultado de tudo isto tem sido a destruição e ruína de muitas famílias.

A realidade da existência dos demônios
A Bíblia comprova a existência dos demônios (Mt 12.22 – 28).

Quem são eles?
Demônios, não são almas dos homens maus já mortos
São espíritos chamados de imundo (Mc 9.25).

Para quem trabalham?
- Satanás chamado príncipe dos demônios (Mt 12.24);
- Ele é chefe de uma organização (Ef 6.11-12).

A bíblia fala de pessoas cheias de demônios (Mt 12.22)
- Legião (Mc 5.1; Mc 16.9).
- No novo testamento eles aparecem possuindo corpos tanto de homens como de animais (porcos) Mc 51-20.

Diferença entre influência demoníaca e possessão
Existem casos em que as pessoas não são possuídas por demônios, mas influenciadas. É o que chamamos de influência demoníaca.

A diferença é a seguinte:
- Possessão demoníaca – o demônio opera de dentro da própria pessoa;
- Influência demoníaca – o demônio opera do lado de fora – influenciando e induzindo uma pessoa a fazer coisas erradas.

A possessão demoníaca pode trazer, traz prejuízos, efeitos (Mc 5;22)
- cegueira e mudez (Mt 9.32 e 33);
- outras enfermidades – distúrbio mental (Mt 17.15-18).

Demônios e seus inimigos
Homem natural
-Ele trabalha para cegar o entendimento (II Co 4;4);
-Arrebata a palavra dos corações (Lc 8.12).

Homem espiritual
-Satanás anda ao derredor (I Pe 5.8);
-Lutam para o crente desviar-se da fé (I Tm 4.1);
- Acusa e difama o crente (Ap 12.10; Zc 3.1 5);
- Procura impedir o crente de fazer a obra de Deus (I Ts 2.18);
- Incita perseguições (Ap 2.10).
Homem desviado – (Mt 12.43 a 45).

O REINO DE DEUS - TEM PODER PARA:
Expulsar os demônios:
No nome do Senhor (Mc 16.17);
Com vida no altar (At 19.11-16);
Com jejum e oração (Mt 17.21);
Estando cheios do Espírito Santo (Ef 5.18);

O Reino de Deus tem poder - Lc 10.19 - Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.

O versículo bíblico fala sobre o poder de Deus e a força do inimigo.

O Reino de Deus tem mais anjos do que o reino das trevas
Anjos caídos - Ap. 12.3 e 4 (terça parte)
Anjos que permaneceram fieis - (dois terços). O profeta Elizeu tem razão quando diz em II Reis 6.16 "Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles" . Gloria a Deus!

Erram aqueles que são adeptos do dualismo quando acreditam terem DEUS e o Diabo poderes iguais. Pois, ninguém ou nenhuma força se compara ao nosso Deus Todo Poderoso.


Finalizo esse reflexão lembrando as palavras escritas pelo apóstolo Paulo (O Cântico de Vitória, Deus é por nós) , pois o nosso Deus é vitorioso e aqueles que pertencem ao seu Reino MAIS QUE VENCEDORES. Você é essa pessoa.

Cântico de vitória(Rom 8.31-39)

31Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. 37Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!


Deus abençoe,
Pr.Cassio Castelo.

sábado, 2 de maio de 2009

CRENTES COMO ÁGUIAS



Isaías 40:31"Mas, os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão".

QUERIDOS LEITORES, segue abaixo uma rápida reflexão sobre um assunto bíblico - a renovação da águia - maravilhoso e ao mesmo tempo muito importante para aqueles que estão trilhando no caminho da fé, visto que o crente é comparado a uma águia no que diz respeito a renovação. Espero que esta rápida reflexão sirva de edificação espiritual para sua vida.

A águia se destaca entre as demais aves de rapina pela, beleza, força e majestade. Conhecida em toda a terra como a rainha das aves ao longo da história, a imagem da águia figurou em emblemas, divisas guerreiras, escudos e brasões.
As águias são dotadas de um bico curvo relativamente curto, mas robusto – capaz de despedaçar a presa e de pernas terminadas em afiadas garras, com as quais capturam as presas. Os olhos, laterais, são encimados por arcos, tornando –o com aspecto feroz. A sua visão capaz e certeira, mora nas alturas nos rochedos e segundo estudiosos pode voar com a velocidade de ate 300Km por hora .
As fêmeas, em geral, são maiores do que os machos e grande parte das espécies caça pelo método da tocaia.

Existem algumas espécies de águias: A águia-pesqueira – encontrada na América do Norte, América Central e Antilhas, de onde costuma migrar para o sul do continente. Conhecida no Brasil como gavião-pescador, consomem répteis , aves , pequenos mamíferos. Captura peixes em lagos, rios e águas marítimas, mantendo-se parada, agitando as asas, num ponto fixo, de onde mergulha em busca da presa. Uma outra espécie é a águia-real que é encontrada na Europa, Ásia, América do Norte.

AGORA,

Existe uma história muito interessante por detrás desse pássaro tão magnífico, a renovação.
Segundo estudiosos, a águia vive aproximadamente até 70 anos, só que quando chega aos 40 ela tem que buscar o renovo para não morrer. E aí ela, instintivamente, se retira para um local isolado e começa a renovação. Como se torna vulnerável, ela se isola em um local onde os predadores não a alcancem, pois o bico já não é o mesmo e as unhas estão fracas. O
processo de renovação da águia é super importante para ela, pois a renovação lhe proporcionara coisas novas como: bico, unhas, penas e ainda o fortalecimento para que ela viva por mais tempo. Segundo os entendidos no assunto, depois de renovada e alimentada, a guia canta e e faz muito barulho. Talvez para chamar a atenção e mostrar que esta viva. Que bonito!!!
A bíblia compara o crente a esse pássaro fantástico e no profeta Isaías cap .40.31 esta escrito que: "os que confiam no senhor renovarão suas forças , subirão com asas como águia...". Assim sendo querido leitor, receba renovo das suas forças, cante e voe bem alto. AH! não se esqueça de fazer muito barulho como a águia renovada e mostre que você esta vivo. Aleluia!!!

É assim que Deus nos quer, RENOVADOS.

Deus abençoe
Pr. Cassio castelo.

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico