domingo, 4 de julho de 2010

Um pouco de hamartiologia


14 Passos que acompanham a tentação:

1.Na aproximação de Eva, a serpente torce as palavras de Deus (Gn 3.1; 2.16-17);

2.Eva por sua vez, faz adições a Palavra de Deus (Gn 3.3) “Nem nele tocareis”;
Quando fala de acrescentar alguma coisa a palavra de Deus, lembramos dos fariseus, que acrescentavam a lei tantos mandamentos, positivos e negativos que ninguém da face da terra era capaz de suportar a carga.

3.A serpente contradiz abertamente a palavra de Deus (Gn 3.4) “Certamente não morrerás”;
Aqui a serpente instala uma dúvida fatal na mente da pessoa tentada.

4.O tentador diz uma verdade, embora lhe dê um sentido distorcido (Gn 3.5) “Abrirão os vossos olhos e sereis como Deus”.
Semeia dúvida no coração da ingénua mulher. “Deus está escondendo alguma coisa de vocês, não quer que sejam semelhantes a Ele”.

5.A coisa oferecida pelo tentador parece boa, à concupciência dos olhos (Gn 3.6) “Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, “e agradável aos olhos”;
Eva não percebeu o perigo, o fruto era bom, prometia ser saboroso, mas continha em si mesmo o poder da morte.

6.Eva cede diante da tentação (Gn 3.6) “Tomou o fruto e comeu”;

7.Eva cai e não demora para influciar Adão a cometer o mesmo erro (Gn 3.6); A PESSOA QUE CAI NÃO DEMORA A INFLUENCIAR OUTRAS PARA COMETEREM O MESMO ERRO.


8.Ao comerem o fruto, um esclarecimento milagroso e repentino aconteceu, as palavras da serpente cumpriram-se; porém, o conhecimento adquirido foi diferente do que eles esperavam. Em vez de faze-los semelhantes a Deus, experimentaram um miserável sentimento de culpa que os fez Ter medo de Deus (Gn 3.7)
“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e cozeram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”.
A nudez física é o quadro de uma consciência nua ou culpada.
Estudiosos da Bíblia sustentam que antes da queda Adão e Eva estavam vestidos com uma auréola ou traje de luz, que era um sinal da comunhão com Deus e do domínio do espírito sobre o corpo. Quando pecaram esta comunhão foi interrompida. Assim Adão e Eva procuraram esconder-se entre as árvores, da mesma forma que as pessoas hoje em dia procuram esconder-se da presença de Deus.

9.Tentaram de forma inadequada cobrir a nudez (Gn 3.7);Folhas de figueira, símbolo de boas obras.

10.O homem tendo caído oculta-se de Deus (Gn 3.8)
“Escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus”.
“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim”;

11. Adão lança culpa em outrem, diante de seu fracasso, até mesmo em Deus (Gn 3.12) “Disse Adão: “A mulher” “que me deste” por companheira, ela me deu da árvore e comi”;

12. Eva culpa a serpente (Gn 3.13) “A serpente me enganou e eu comi” “Então disse o Senhor Deus a mulher: Porque fizeste isto; e disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi”

13. Provisão Divina (Gn 3.21) “E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu”;
Primeiro sacrifício – Os comentadores observam como este primeiro sacrifício realizado pelo próprio Deus, lançou a base para o sistema sacrificial da fé dos hebreus.

14. Atitude protecionista (sistema de proteção) de Deus, o homem é posto fora do Éden (Gn 3.23,24) “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de fora tomado”.
v.24 – “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins, ao Oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.

* Pecado Original - Com a queda, Adão, como pai da raça humana transmitiu a seus descendentes a tendência ou inclinação para pecar (Sl 51.5; Rm 5.12,18,19).
Rm 5.12-18,19 – v.12 – “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso é que todos pecaram”.
v.18 – “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida”.
v.19 – “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos”.

Esse pecado de Adão chama-se “Pecado congênito” , ou seja, que nasceu com o indivíduo (Sl 51.5), só ficamos livre desse pecado e de muitos outros da vida aceitando a Jesus Cristo como nosso Salvador e sendo perdoado pelo poder do Sangue de Cristo (Rm 8.1; I Jo 1.7).
Sl 51.5 – “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe”.

Ele- JESUS - veio para trazer a vida a todos aqueles que morreram em Adão (I Co 15.22).

Deus abençoe,
Pr. Cassio Castelo

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico