segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cabeça inchando e coração se esvaziando


Que coisa! Não deveria ser assim.

Sou extremamente a favor da busca do conhecimento, pois é bíblico (Cl 1.9-10; 2 Ped 3.18) e nos ajuda a lidar contra o fanatismo. Acho até que demoramos para acordar e darmos ao conhecimento o devido valor que merece.
Demorou para entendermos que ele – o conhecimento - o inimigo da espiritualidade para muitos, poderia nos ajudar a sermos espirituais. Demorou para entendermos que é a falta de conhecimento que nos induz a errar e a reproduzir o erro. Demorou para entendermos que a letra que o apóstolo São Paulo fala que mata, não é o estudo, mas a lei mosaica. Por falta do conhecimento, demorou para entendermos que a expressão o cair é do homem e o levantar é de Deus, que muitas pessoas dizem que a Bíblia diz, a Bíblia não diz. E que a tristeza que diante dele salta de prazer, que muitos dizem ser Jesus é o leviatã.
È isso ai, é ele - conhecimento – que nos proporciona uma libertação e nos faz enxergar as coisas com clareza. Na vida espiritual, precisamos conhecer para nos livrarmos de todas as amarras de Satanás. Amarras essas que têm penetrado nas igrejas através de coisas falsas, como falsos mestres, falsos ensinos, falsa teologia, etc.
AGORA, como salvos em Cristo Jesus não podemos utilizar o conhecimento como arma contra os irmãos em Cristo, não podemos inchar a cabeça ( ICO 8.1b) e esvaziar o coração. Uma cabeça inchada com um coração vazio é igual um sino sem som. O conhecimento é bom, mas não pode estar desprovido de amor, os dois devem andar de mãos unidas. Quando o conhecimento resolve andar sozinho é um perigo, porque ele tende a se ensoberbecer, ficar arrogante, achar que só ele é bom, e o pior de tudo é que ele acha que só ele é certo e começa a ver defeito em tudo e em todos. Só Deus para dar graça!
Paulo tinha razão, o conhecimento incha, mas o amor edifica (Ico 8.1). É assim mesmo, quem ama não usa o conhecimento como arma para destruir o seu irmão. A nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra as potestades e o príncipe das trevas (Ef 6.12). Defender a fé e defender o evangelho não é a mesma coisa que ficar brigando com os irmãos por bobeiras, procurando coisa onde não tem, só para mostrar conhecimento. Muitas intrigas têm proporcionado um prejuízo enorme para o reino de Deus. Quantas pessoas utilizando nomes de outras fazem a critica, jogam as penas sobre um monte sem se preocupar se depois terá como reuni-las. Parece que a nossa luta mudou! Já não é contra a potestade, mas contra o irmão. È bem verdade que se tal pessoa criticada realmente estiver sendo utilizada pelo adversário, distorcendo a palavra de Deus e fazendo com que as pessoas se desviem da fé. Tal pessoa deve ser combatida, para não trazer prejuízo a igreja de Cristo. Neste caso, nada mais justo do que defendermos a verdade, a fé. Caso contrario, melhor do que ficar brigando com os irmãos - por bobeira só para mostrar conhecimento - é ganhar almas, ao invés de ficar perdendo tempo brigando, vamos ganhar almas para Jesus! Devemos usar o conhecimento a sabedoria para ganhar almas, aliás, a maior prova de sabedoria é ganhar uma alma para Jesus, pois a bíblia diz que o fruto do justo é árvore de vida e o que ganha alma sábio é (PV 11.30).
Usemos o conhecimento, mas com amor. Devemos tomar cuidado com o que falamos e com o que escrevemos.
Cuidado!!! Com o que você escreve e com o que você fala.

Deus abençoe!

10 comentários:

  1. Paz do Senhor, Pr Cassio.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Pastor Cassio

    Muito bom o artigo e na atual situação da igreja devemos mesmo tomar muito cuidado com tudo e pedir sabedoria a Deus para que ele nos abençoe e que possamos ganhar almas com conhecimento e amor.

    Abraços,

    Gildo Soares

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão Alexandre,
    Muito obrigado,
    Estarei visitando seu blog,
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor irmão Gildo
    Muito obrigado por seu comentário,
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. PREZADO PASTOR CASSIO, DEUS TE ABENÇOE !!!

    QUEM TEM O ESPIRITO DE DEUS DISCERNE TUDO MUITO BEM ( I Co 2.15 ).
    O CONHECIMENTO É MUITO BOM, MAS SE TRATANDO DE UMA ATUAÇÃO SOBRENATURAL QUE LEVA A CONVERSÃO DE ALMAS NÃO É SUFICIENTE.
    É PRECISO NA NOSSA VIDA CRISTÃ, PODER REAL DO ESPIRITO SANTO PARA QUE POSSA FAZER EFEITO NOS PECADORES.
    SÓ A TÉCNICA DE ORATÓRIA E UMA APRESENTAÇÃO IMPECÁVEL NAO ADIANTA, O POVO DE DEUS PRECISA DE MILAGRES, UNÇÃO, PODER, BATISMO COM O ESPIRITO SANTO VERDADEIRO, OU SEJA, NÃO QUERO EMOCIONALISMO ESTOU FALANDO DE BATISMO COM FOGO E PODER !!! ( MC 16.15-18 )

    LEMBRA DOS PAIS DA IGREJA ? MUITOS INDOUTOS, OUTROS ERAM LETRADOS, MAS TODOS ERAM CHEIOS DE PODER E OUSADIA.

    VAMOS BUSCAR PODER E CONHECIMENTO PARA QUE SEJAMOS SEMEADORES VITORIOSOS.

    GRAÇA E PAZ !!!

    IRMÃO SANDRO LUIS E. SANTO

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Pr.Cassio, que o Senhor continue te abençaondo mais e mais sua vida e seu ministério.Concordo plenamente com o Sr. o conhecimento é importante mais sem a Graça de Deus ,sem a unção do Espírito santo na pregação da palavra não há intelectual que convença o homem do juizo e do pecado pois esta obra e do Espírito,"que cada obreiro que se dedica no conhecimento da palavra possa tambem buscar o poder de Deus em cada mensagem pregada"
    poder de Deus +conhecimento da Palavra essa é e será nossa vitória
    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz, Pr. Cassio Castelo, muito obrigado por se tornar seguidor de meu blog, também estou te seguindo.
    Parabéns pelo blog. muito bem arrumado com boas postagens e videos, realmente muito edificante esse espaço, que Deus o continue abençoando.

    ResponderExcluir
  8. Paz em Cristo, pastor Cassio!
    Tudo bem? Agradeço a visita em meu blog e seu gesto em seguir-me, assim também o estou fazendo... sou muito amigo do Pr. Guedes e ele sempre fala muito do irmão.
    Um abraço.Deus o abençoe!
    Natanael
    www.natanaellima@blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Perdão pastor! o blog não tem "@"...

    Abs,
    Natanael Lima

    ResponderExcluir
  10. Olá meu Pr,Cassio graça e paz.

    Estou passando para informar, que gostei demais deste espaço, pois é mais uma oportunidade de aprendizado. Como sempre falo: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento, do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Gostaria também de divulgar o nosso Blog,

    “ Mensagem Edificante para Alma”
    http://josiel-dias.blogspot.com/

    Josiel Dias
    Conselho Missionário
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico