domingo, 17 de abril de 2011

UM DOS MAIORES ORADORES DA ANTIGUIDADE


Demóstenes (Orador grego de extraordinária eloquência).
Considerado um dos maiores e mais perfeitos oradores da antigüidade.Demóstenes superou dificuldades impostas pelas suas próprias deficiências naturais, problemas de respiração, dicção, articulação e postura.Venceu as dificuldades através de duas qualidades que possuía: determinação e a vontade.
Determinação: ao iniciar sua preparação, isolou-se num local onde ninguém pudesse perturbá-lo. Para que a sua concentração e meditação fossem completas a sua dicção foi corrigida com seixos que colocava na boca e com os quais procurava pronunciar as palavras de forma mais correta possível.
Outros maus hábitos, entre eles, o de levantar um ombro quando falava, foi também corrigido com disciplina rígida.Para curar-se disto, Demóstenes costumava ficar numa Tribuna estreita e praticar a oratória com uma lança pendurada sobre o ombro, de modo que, se no calor da elocução ele deixasse de evitar aquele defeito seria corrigido ferindo-se contra a ponta (Pv 23.2b – “Põe uma faca a tua garganta se és homem do campo”);
Força de vontade: Para conseguir ser o maior orador da Antigüidade, procurava declamar diante da praia, vencendo com a voz o ruído, o barulho das ondas, além de ter o costume de correr, subir montanhas recitando trechos de autores gregos para desenvolver o fôlego.

Que exemplo de determinação e força de vontade!

Um comentário:

  1. Importante relato do irmão, preciso tomar esse caminho de Demóstenes, pois na verdade Deus quer que muitos se levantem dentre os mortos neste tempo do fim.

    ResponderExcluir

Translate

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico

Amigos que visitam esse blog

Leitores agora

EMAD

Bíblia Online

Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]

Postagens populares