quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O que dizer de um obreiro que não se prepara? O que dizer da Homilética?



Homilética
Palavra de origem grega “homiletikos”. É a arte de pregar sermões religiosos, de falar elegantemente na oratória eclesiástica, é a arte de falar bem.
Homilética é uma matéria importantíssima para quem faz uso da palavra, seja num púlpito ou numa classe de escola dominical.



Estou à algum tempo envolvido com a área do ensino - escola teológica - e durante todo este tempo de ensino, observo que muitas coisas mudaram no meio do povo de Deus. As pessoas foram se interessando mais pelo ensino, com isso foram ficando mais exigentes, mais críticos.
Hoje os crentes não comem qualquer coisa, e sabem diferenciar muito bem uma comida boa de uma comida sem sal, fria, sem óleo. E o que mais nos preocupa é que se não dermos uma alimento bom, corremos o risco deles irem buscar em outro lugar.
É bem verdade que a homilética não é tudo. Na vida espiritual existem coisas mais importantes do que ela, como:
A chamada ,
A vida de comunhão com Deus,
A vida de oração,
A vida de intimidade com o livro, (bíblia).

Porém, a homilética nos ajuda.
Primeiro
- ajuda-nos a conhecer algumas regras essenciais a pregação do evangelho, no aspecto humano da pregação.
Segundo – ajuda-nos a corrigir nossos erros
Terceiro – ajuda-nos a preparar o sermão

O pregador tem que fazer a sua parte. Deus não se preparará em nosso lugar, nós temos de fazer. A recomendação bíblica do Apóstolo Paulo é: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade” 2 Tm 2.15. Ainda, no livro de provérbios esta escrito que do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca” Pv. 16.1.
Quem faz a sua parte com certeza será bem sucedido no ministério do ensino. Por outro lado, fico pensando! O que será de um pregador ou ensinador que não se preocupa com o seu preparo espiritual e teológico?
Será que os alunos de escola dominical que assistem a aula de um professor que nem se quer se prepara para estar diante deles, falam bem dele?
Será que essas pessoas tem vontade de voltar a assistir o ensino na próxima terça ou participar da próxima escola dominical. Qual a tendência dessa classe ou dessa igreja? Crescer ou diminuir?
O fato do pregador, pastor , ensinador, não se preparar, poderia levar as ovelhas a procurarem outro pasto, ou seja, migrar para congregação A ou B, ou para outra denominação?
Se o pregador - pastor - não se preparar. Como ele fica em relação as pessoas que se preparam? Se ele não busca, em que situação ele fica diante de quem busca?
Se ele não se importar com nada disto, e nem com o que as pessoas pensam dele. Como é que fica a congregação? Pois é, são algumas indagações que nos preocupam.
O assunto é serio! Tem muita gente por ai, sem saber o que fazer diante de obreiros - pastores, ensinadores - que não tem nenhum interesse em se preparar espiritualmente e muito menos na área teológica. Que coisa!
Temos que nos preparar para dar o melhor para Deus e a igreja. Amém!




5 comentários:

  1. Caro Pastor Cassio,
    Graça e Paz!

    Meus parabéns! pelo rico e abençoado conteúdo das postagens contida nesta sua página. Para mim é um prazer ser um seguidor da mesma.

    Nos Laços do Calvário

    Pr. Gutemberg Maciel

    ResponderExcluir
  2. Prezamado pr. Cassio,

    A paz do Senhor!

    Feliz texto com excelente orientação para lermos e o colocarmos cada vez mais em prática.

    Grande é a nossa responsabilidade, bem como, a necessidade de muitos na orientação espiritual, em acordo com a Palavra de Deus, para que o Deus da Palavra derrame de sua sabedoria e conhecimento aos que ouvem as pregações cuidadosas e equilibradas com base e com a orientação correta pelo Espírito Santo de Deus.

    O Senhor seja contigo!

    Importante a sua participação no Primeiro Encontro dos Editores de Blogs nos dias 12 e 13 de Março em São Paulo.

    pr. Newton Carpintero Servo
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  3. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto pr Cassio.

    Que Deus nos guarde do comodismo e que possamos estar todos os dias em busca do saber!

    Um abraço,

    SDS em Cristo!

    ResponderExcluir

Translate

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico

Amigos que visitam esse blog

Leitores agora

EMAD

Bíblia Online

Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]

Postagens populares