quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DOUTRINAS SÃO UNIVERSAIS E IMUTÁVEIS. E os usos e costumes?


Muitos confundem as doutrinas bíblicas com costumes e praticas tradicionais, ou vice e versa.
Doutrinas -ensino ou instrução- são as verdades fundamentais da bíblia dispostas em forma sistemática como regra de fé e pratica de vida. Elas ajudam no desenvolvimento de uma vida cristã, proporcinando segurança para quem não quer ser levado pelo erro, pois o homem na sua cegueira espiritual formou conceitos errôneos acerca de Deus, e isto é resultado da falta de conhecimento doutrinário.
A vontade de Deus para o homem é que ele conheça e prossiga em conhecer ao Senhor (Os 6.3), examinando as escrituras e sabendo maneja-la, pois elas podem nos fazer sábios para salvação pela fé que há em Cristo Jesus (2 Tm 3.15).
Muitos confundem doutrinas bíblicas com costumes, e práticas tradicionais. A bíblia nos orienta a termos bons costumes ( 1 Co 10.31; 6.20; Tt 2.10). Agora, a doutrina é a nossa regra de fé e pratica de vida derivado das sagradas escrituras. Elas são: Santas, Divinas, Universais e Imutáveis.
Santas - porque vem de Deus, quem as escreveu foram homens inspirados pelo Espírito Santo.
Divinas - porque são de Deus
Universais - porque são validas para todo mundo
Imutáveis -porque nunca mudam.
Existem varias doutrinas na bíblia: Deus(Teologia), Cristo(Cristologia), Salvação(Soteriologia), Espírito Santo (Pneumatologia), Homem (Antropologia), Pecado (Hamartiologia), Igreja(Eclesiologia), Anjos (Angelologia), Das Últimas Coisas (escatologia), etc. Agora, quanto aos costumes, eles são sociais, humanos, regionais e temporais, ocorrem na esfera humana conforme as etnias de cada povo.
Depois continuaremos esta reflexão.

Deus Abençoe!
Pr. Cassio Castelo

3 comentários:

  1. PASTOR CASSIO

    A PAZ DO SENHOR

    A PALAVRA DE DEUS AUTÊNTICA PRODUZ BONS COSTUMES.
    INDEPENDENTEMENTE DA CLASSE SOCIAL, REGIONAL, TEMPORAL OU DA ETNIA DE CADA POVO O SEU RESULTADO FINAL É A SANTIFICAÇÃO.
    POR EXEMPLO, UM CARÁTER MOLDADO A LUZ DO LIVRO SAGRADO TAPA TODA A BRECHA DA FALTA DE PUDOR E MALEDICÊNCIA.
    MORAL E DECÊNCIA É O QUE O SENHOR QUER PARA TODOS OS POVOS.

    DEUS TE ABENÇOE ! ! !

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Sandro,
    A paz do Senhor,

    Agradeço a sua visita e concordo com seu comentário. A bíblia diz que as más conversações corrompem os bons costumes 1Co15.33. Não temos dúvida que a palavra de Deus produz santificação, pois o próprio Senhor Jesus disse: santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade Jo 17.17, quem observa a palavra de Deus com certeza terá bons costumes independente deles serem regionais,temporais, etc. A verdadeira santificação consiste em estar separado do pecado.Demorou para as pessoas entenderem essa importante doutrina que faz parte da soteriologia, confundiam com as coisas temporais, como por exemplo(usar chapéu)e outras coisas mais, porém uma coisa é certa, Deus quer que seu povo seja santo assim como ele é Santo Lv 19.2, e ainda, sem paz é santificação ninguém verá o Senhor Hb 12.14.
    A santificação está acima dos costumes, tem quem pensa que ter bons costumes é sinal de santificação,mas tem muitas pessoas com bons costumes sem necessariamnete serem santificados. Agora uma coisa é certo quem primeiro observa a santificação com certeza terá bons costumes, independente da onde esteja no brasil ou no Japão, na igreja ou na rua. Quem é santo brilha em qualquer lugar.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor

    infelizmente isso é um grande problema no meio evangélico separar costumes de doutrina,tempo e cultura de cada etnia entendo eu que a graça de Deus é superior e que o homem quando tem o verdadeiro encontro com Deus e se fundamenta na sua palavra que é a bíblia sagrada supera todos os mal costumes derivado do pecado assumindo qualidade de cidadão do céu que é santo.
    Que o SENHOR continue te abençoando!!!!

    ResponderExcluir

Translate

Pesquisar este blog

Teologia, Devocional e informação do cenário evangélico

Amigos que visitam esse blog

Leitores agora

EMAD

Bíblia Online

Pesquise nas Escrituras
[ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]

Postagens populares